Cepel capacita equipes das Empresas Eletrobras para estudos de expansão da geração 

Para apoiar novos projetos de geração das Empresas Eletrobras, o Cepel promoveu, entre os dias 12 e 14 de setembro, um curso online sobre Margem de Transmissão, importante metodologia para estudos de viabilidade da conexão de novas plantas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Pesquisadores do Centro apresentaram conceitos e capacitaram profissionais de Furnas, Eletronorte, Chesf e CGT Eletrosul no uso de funcionalidade do programa ANAREDE, com execução de exemplos de casos práticos do SIN. 

O segmento de geração segue em plena expansão no Brasil, com destaque para o crescimento das fontes eólica e fotovoltaica. O investimento em novos empreendimentos exige estudos sobre os melhores pontos de conexão e a capacidade de escoamento da produção pelo SIN sem comprometer a segurança da operação. “Dessa forma, surge o conceito de Margem de Transmissão, que é o valor da máxima injeção de potência possível”, explica o pesquisador Renan Pinto Fernandes, um dos instrutores do curso oferecido pelo Cepel. 

O curso revisou conceitos básicos de Margem de Transmissão e conceitos de monitoração e contingência do ANAREDE, e apresentou a metodologia de cálculo desenvolvida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), usada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) nos leilões de energia para permitir o crescimento do parque gerador do país de forma mais acelerada que o crescimento do sistema de transmissão. Por fim, houve ainda um treinamento sobre a execução da ferramenta automática de cálculo de Margem de Transmissão do ANAREDE, lançada em 2018, fruto de uma parceria entre o Centro e o ONS. 

“A ferramenta do ANAREDE considera todas as premissas e cálculos da metodologia de cálculo e permite que seja feito de forma mais rápida e reprodutível. Desde o seu lançamento, a ferramenta já foi usada pelo ONS em 10 leilões de energia, além de ser usada em estudos do PAR/PEL (Plano da Operação Elétrica de Médio Prazo do SIN) do ONS”, conta Paula Oliveira La Gatta, pesquisadora que conduziu o treinamento em conjunto com Renan, ambos do Departamento de Sistemas Eletroenergéticos. 

Ariene Prado Pavan, uma dos 16 participantes, é engenheira da CGT Eletrosul, empresa da qual partiu a demanda pelo treinamento. Ela destacou a automatização do processo de determinação das Margens de Escoamento da Transmissão dentro do ANAREDE: “É uma grande evolução, pois possibilita realizar análises muito mais abrangentes sobre o assunto, de forma a obter maior segurança nas tomadas de decisão”. Ariene comentou ainda a importância da oportunidade de adquirir conhecimento sobre o tema proporcionada pelo curso: “Ter conhecimento sobre o tema ‘Margens de Escoamento na Transmissão’ permite ao empreendedor determinar o melhor ponto de conexão da sua usina, e ainda prever ou mitigar eventuais riscos relacionados às limitações de escoamento de geração no SIN”, concluiu. 

Em parceria com Ariene no Setor de Estudos, Análise e Controle do Sistema da CGT Eletrosul, o engenheiro Orlando José Rothstein ressaltou a abordagem prática do curso, com a execução de exemplos de casos do SIN no programa ANAREDE: “A ferramenta calcula as margens de transmissão de forma automática, o que facilita a análise dos pontos de possível conexão. É, assim, de grande relevância para os estudos de novas usinas a serem conectadas ao SIN, possibilitando uma grande gama de análises”. 

A capacitação terá grande importância para o negócio das empresas Eletrobras, pois permitirá que suas equipes realizem estudos de novos projetos, especialmente eólicas e fotovoltaicas, e avaliem adequadamente a participação nos leilões de energia organizados pelo MME. Isso possibilitará obtenção de lucros com a operação de novos empreendimentos e alinhamento com uma política eletroenergética renovável, caso sejam priorizados os empreendimentos eólicos e fotovoltaicos.   

Outras edições 

O curso sobre Margem de Transmissão, oferecido pelo Departamento de Sistemas Eletroenergéticos do Cepel, acontece sob demanda de empresas e instituições que atuam no setor elétrico nacional. Anteriormente, foram realizadas edições para o Operador Nacional do Sistema (ONS) e para a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).  

Esta última edição ainda pode ter desdobramentos futuros. Os participantes levantaram a possibilidade de novos encontros para sanar dúvidas após iniciarem o uso da ferramenta em suas atividades. Além disso, demonstraram interesse em treinamento futuro sobre a ferramenta de identificação de subáreas e áreas do ANAREDE, uma ferramenta auxiliar à margem de transmissão que permite o uso do programa para a definição dos grupos avaliados no cálculo de margem de transmissão. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo