Pesquisadores do Cepel realizam monitoramento na Usina Hidrelétrica de São Domingos  

Entre 29 de agosto e 1 de setembro, uma equipe do Cepel realizou uma atividade de monitoramento na Usina Hidrelétrica de São Domingos, propriedade da CGT Eletrosul, no Mato Grosso do Sul. Utilizando técnicas de avaliação de Descargas Parciais, Capacitância e Tangente Delta, a equipe fez um diagnóstico das unidades geradoras da UHE, que possui capacidade instalada de 48MW.

A realização destes testes de forma periódica é muito importante para a equipe da CGT Eletrosul, responsável por esses importantes ativos do sistema, uma vez que permitem uma visão geral do estado operativo das máquinas e colabora na tomada de decisão a respeito de possíveis intervenções que possam ser necessárias.  

“O que se deseja, na realidade, é que os ativos avaliados estejam sempre disponíveis e em boas condições para gerar a energia para a qual foram projetados, evitando-se desligamentos não programados e perdas de receita, sendo estes ensaios elétricos fundamentais como garantia”, explicou Thiago Baptista, pesquisador do Departamento de Gestão de Ativos do Cepel. 

Entenda o procedimento 

Os testes de Descargas Parciais foram realizados de maneira off-line, quando uma fonte de alta tensão externa é utilizada para energizar o gerador, e de forma on-line, quando a medição é realizada com a máquina em seu regime normal de funcionamento (gerando energia através da própria força da água). Os testes de Capacitância e Tangente Delta são realizados somente de forma off-line. Ambos os testes são realizados por meio de circuitos de medição montados no local e de sensores instalados em cada máquina.  

“A necessidade dos ensaios de Descargas Parciais (DP) vem do fato que estas descargas são uma fonte contínua de deterioração do material isolante de equipamentos de alta tensão em geral (incluindo geradores), modificando suas propriedades dielétricas”, destacou Thiago Baptista. 

De acordo com a intensidade das Descargas Parciais, a vida útil do material isolante pode ser reduzida drasticamente. Uma forma complementar de avaliar o isolamento de geradores (neste caso, o isolamento estatórico) é através dos ensaios de Capacitância e Tangente Delta (CTD), também chamada de fator de dissipação. Um valor elevado nesse fator pode representar perdas dielétricas excessivas no isolamento dessas máquinas, ocasionando possível aquecimento e causando envelhecimento precoce do material dielétrico. 

Participaram das análises técnicas para avaliar o isolamento dos geradores elétricos, os profissionais da CGT Eletrosul Diogo César Coelho, Rodrigo Machado, Pietro Griotti, Edemilson de Jesus, Marcio Roussenq, Valter Garcia Junior e Fabiano Rocha e os pesquisadores do Cepel Thiago Baptista e Hélio Amorim. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Ir para o conteúdo