Serviços Tecnológicos e Pesquisa Experimental no Laboratório de Eficiência Energética
O Laboratório de Eficiência Energética (LabEE) atua na avaliação do desempenho energético, características elétricas, compatibilidade eletromagnética e segurança elétrica em diversos produtos, como lâmpadas, luminárias, condicionadores de ar, refrigeradores, máquinas de lavar, módulos fotovoltaicos, motores e transformadores.
Conheça a atuação do LabEE nas áreas de Iluminação, Refrigeração, Máquinas de Lavar, Compatibilidade Eletromagnética, Segurança Elétrica e Módulos Fotovoltaicos.
Iluminação
Com atuação desde 1984, a área de Iluminação do Cepel apoia órgãos do governo no esforço de conservação de energia e eficiência energética em componentes e sistemas de iluminação pública, residencial, comercial e industrial. É o braço técnico da parceria firmada pela Eletrobras, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Cepel para execução dos programas do selo Procel e da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), relacionados à iluminação, estando capacitado para realizar ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre/Inmetro,) em lâmpadas e luminárias em geral. Participa, também, da elaboração de padrões técnicos, coordenando a adoção de índices de desempenho e de métodos de ensaio.
A atuação do LabEE em serviços tecnológicos e pesquisa experimental se caracteriza por:
– Elaboração de projetos luminotécnicos para modernização dos sistemas de iluminação, avaliando a substituição dos equipamentos com baixa eficiência energética, por equipamentos modernos, com alta eficiência energética e menor consumo, além da necessidade de alterações de infraestrutura de pontos de iluminação para se atingir este fim.
– Avaliação do desempenho dos produtos de iluminação em diferentes ambientes eletromagnéticos, como subestações, devido às incertezas relativas ao desempenho dos produtos nesses ambientes: não só quanto às interferências eletromagnéticas do ambiente nestes produtos, mas também dos produtos em equipamentos eletroeletrônicos, principalmente nas salas de controle.
– Gerenciamento remoto dos sistemas de iluminação em ambientes internos e externos.
Figura 1 – Infraestrutura laboratorial da área de iluminação.
Refrigeração
Implantada pelo Cepel em 1984, a área de Refrigeração é equipada para avaliar o desempenho de refrigeradores, congeladores e condicionadores de ar, atendendo ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A área tem participação expressiva no desenvolvimento tecnológico dos produtos de equipamentos e sistemas voltados à eficiência energética, destinados a melhorar o consumo de energia elétrica do cliente final.
Dos ensaios realizados na área de Refrigeração do Cepel resultam as informações sobre eficiência energética constantes do Selo Procel e da Ence, afixados nos produtos submetidos ao Inmetro pelos fabricantes.
Figura 2 – Câmaras climáticas para ensaios de refrigeradores.
O laboratório é acreditado pela CGCRE/Inmetro para a determinação da capacidade de refrigeração de condicionadores de ar, conforme norma ISO 5151, atendendo aos programas de eficiência energética do país no que se refere a estes tipos de equipamento. O laboratório é equipado com um calorímetro do tipo calibrado para ensaios de condicionadores de ar de até 60.000 Btu/h, e está sendo ampliado para atender à área de refrigeração comercial. Para tanto, serão construídos um novo calorímetro, com capacidade de 180.000 Btu/h, e uma câmara para ensaios de refrigeradores de uso comercial, por exemplo, expositores de produtos.
Ensaios em Máquinas de Lavar (MAQLAV)
A área MAQLAV está capacitada para realizar diversos ensaios e serviços tecnológicos em lavadoras de roupa, como avaliação do consumo de energia, determinação do consumo de água, determinação da eficiência de lavagem e avaliação da capacidade de extração de água.
Implantada em 2001, é referência técnica da parceria firmada pela Eletrobras, Inmetro e Cepel para execução dos programas do selo Procel e da Ence em lavadoras de roupa. Está equipada para avaliar o desempenho de lavadoras de roupa automáticas e semiautomáticas, atendendo ao PBE e ao Procel.
A equipe do laboratório participa da elaboração de regulamentos e normas técnicas para o setor, além da prestação de serviços e apoio à pesquisa. Também participa do desenvolvimento de metodologias para ensaios e mantém um programa de comparação interlaboratorial com instituições nacionais.
Compatibilidade Eletromagnética
Os ensaios de compatibilidade eletromagnética (emissão e imunidade) são realizados pelo laboratório desde 2017 e auditados pelo Cgcre/Inmetro. São aplicáveis a uma gama enorme de produtos e equipamentos do setor elétrico e servem de apoio à pesquisa na área da Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia.
O laboratório possui equipamentos de alta precisão e com capacidade necessária para realização de ensaios de imunidade e emissão, conduzidas e radiadas. Atualmente, realiza ensaios de apoio ao PBE.
Em 2020, ensaios de compatibilidade eletromagnética e de segurança elétrica foram realizados em protótipo de ventilador pulmonar de exceção para o tratamento da Covid-19, desenvolvido pela Coppe/UFRJ. Este é um trabalho de importância para a sociedade e que prossegue, com o objetivo de fabricação de ventiladores pulmonares de baixo custo para diversas aplicações, e não apenas para o tratamento da Covid-19.
Segurança Elétrica
Desde 2015, o laboratório conta com equipamentos de alta precisão e com capacidade necessária para a sua operação em ensaios de segurança elétrica. Tais ensaios são auditados pela Cgcre/Inmetro e estão em expansão para os ensaios de grau de proteção e impacto.
Os ensaios de segurança elétrica são aplicáveis em uma gama enorme de produtos e equipamentos do setor elétrico. O laboratório oferece apoio técnico aos demais laboratórios do Cepel e à pesquisa na área da Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, e está equipado para avaliar o desempenho de equipamentos da linha branca, atendendo ao PBE e ao Procel. Atualmente, realiza ensaios de apoio ao Programa Brasileiro de Etiquetagem -(PBE).
Ensaios em Módulos Fotovoltaicos
Esta área, em operação desde 2019, conta com um simulador de energia solar para ensaios em módulos fotovoltaicos, seguindo o Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC) do Inmetro. O laboratório está capacitado a ensaiar qualquer módulo fotovoltaico comercial existente no mercado, contemplando a maior área útil de ensaio existente no Brasil (3 m x 3 m de área iluminada), com a melhor classe de exatidão do mercado mundial (A+A+A+), assegurando alta confiabilidade aos resultados
Além de executar ensaios para clientes internos e externos, a área dá apoio ao PBE. É considerada um laboratório de referência para o Inmetro e participa de projetos de P&D em ensaios nestes tipos de equipamento.