O Laboratório de Smart Grids do Cepel conta com modernas instalações para a realização de ensaios em equipamentos e sistemas utilizados na integração de Recursos Energéticos Distribuídos (RED) e de dispositivos elétricos inteligentes. As instalações do Laboratório de Smart Grids fazem parte da infraestrutura laboratorial do Centro localizada em Adrianópolis, município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.
Os ensaios realizados no Laboratório de Smart Grids atendem a demandas de fabricantes de equipamentos, de instituições de pesquisa e de agentes do setor elétrico brasileiro e de outros países, principalmente da América do Sul. Tais ensaios avaliam o desempenho, confiabilidade e qualidade no suprimento de energia de equipamentos e sistemas, num cenário maior de integração de fontes renováveis intermitentes, centralizadas e distribuídas. O laboratório possibilita a representação de condições realísticas do sistema elétrico em ambiente controlado e reproduzível. Os resultados fornecem subsídios para melhorar a confiabilidade e segurança nas redes elétricas do futuro, caracterizadas pela existência de maiores ativos com controle embarcado e comportamento não linear.
Suas principais áreas de atuação são:
O Laboratório de Smart Grids do Cepel ocupa uma área construída de aproximadamente 1200 m², contando com uma potência nominal instalada de 300 kVA, a maior capacidade nominal do país para análise da integração de recursos energéticos distribuídos. O Laboratório tem a capacidade de realizar simulações em tempo real para ensaios Hardware-in-the-loop para simulações de transitóriost eletromagnéticos, fasoriais e de conversores chaveados – eletrônica de potência.
Laboratório Smart Grids do Cepel: Bancada PHIL
Os principais ensaios realizados no Laboratório de Smart Grids são:
Capacidades
O Laboratório de Smart Grids opera com todas as faixas de baixa tensão (e com previsão de expansão até as faixas de média tensão):
Tensão CA
Tensão CC
Para solicitar um ensaio, clique aqui.